Av. Brigadeiro Alberto Costa Matos, 68
Lauro de Freitas/BA
+55 71 4141-5339
+55 71 99112-7016
Rua Benjamin Fontes, 87
Aracaju/SE
+55 79 3303-4800
+55 79 99924-8054
Manufacturing-banner-image
manufacture-image


Reduzir ou eliminar as impurezas no óleo isolante do transformador evitando paralisações inesperadas e garantindo o funcionamento dentro dos parâmetros de segurança e aumentando a vida útil do equipamento

Os equipamentos chamados transformadores, utilizados nas indústrias, comércios e condomínios servem para conversão da tensão de energia da rede para tensão de utilização. Para assegurar um bom funcionamento do transformador, é necessário ter um óleo adequado para realizar a isolação elétrica, pois o óleo é responsável por fazer a dissipação do calor gerado neste processo de transformação da energia. Para manter a qualidade do óleo mineral, tornou-se necessário realizar o tratamento termovácuo em transformadores.

O tratamento termovácuo em transformadores consiste na filtragem e na retirada de impurezas e contaminantes desse óleo, fazendo com que ele possa ser totalmente reciclado. Para tanto, o tratamento termovácuo em transformadores exige a utilização de uma máquina específica, capaz de diminuir o teor de água formado no óleo, de diminuir seus índices de acidez e de determinar e dissipar a quantidade de gases que se formam durante o funcionamento.

O procedimento envolve a passagem do óleo por filtros de celulose e, logo depois, por aquecimento altamente controlado. Numa câmara a vácuo, o vapor d’água e outros gases presentes no óleo são elevados à atmosfera. Dessa forma, o óleo já pode ser devolvido aos transformadores.

O tratamento termovácuo em transformadores também é capaz de determinar as condições de isolação e o atual estado de envelhecimento do óleo. Caso ele esteja fora dos padrões determinados em normas é indicada a substituição imediata do óleo, porém, na maioria das vezes, o tratamento termovácuo em transformadores é suficiente.